terça-feira, 2 de agosto de 2011 |
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A dietética energética representa base
fundamental de qualquer tratamento, já que o alimento vem da natureza, e é
fonte de energia. A terapia dietética em MTC trata as
propriedades dos alimentos, seus efeitos na saúde e o uso terapêutico dos
alimentos na preservação da saúde, prevenção e tratamento de doenças. Para a MTC todos os alimentos são permitidos já
que todos têm energia vital. A escolha deve levar em conta o clima e estação do
ano, idade, sexo, o perfil energético e emocional de cada um.
A terapia dietética não somente preserva e melhora a saúde, previne e
trata doenças, mas também é uma fonte de prazer sensível aos órgãos sensoriais
e à mente.
A Dietoterapia Chinesa é um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa
(MTC). Os alimentos são utilizados para nutrir, prevenir e restabelecer a
saúde, além de promover longevidade. A dietética chinesa descreve padrões ou
síndromes bem definidas, onde se leva em consideração não só a doença, mas o
estágio onde ela se encontra e as características de reação do indivíduo.
A cozinha chinesa
e a Medicina Chinesa sempre estiveram muito relacionadas através dos tempos.
Cor, aroma e
sabor não são os únicos princípios a serem seguidos na cozinha chinesa, os
chineses têm uma crença tradicional no valor medicinal dos alimentos e que os
alimentos e os remédios têm a mesma origem.
Na filosofia
chinesa o equilíbrio (yin e yang) é um conceito fundamental, também aplicado à
dieta. A dieta pode ser mais yin ou yang de acordo com as características de
cada pessoa, sempre buscando o equilíbrio. A dieta chinesa
baseia-se no fato de que não pode faltar na alimentação nenhum dos cinco elementos naturais: água, terra, fogo, madeira e metal.
O intelectual Yi Yin da dinastia Shang (sec. XVI ao XI
aC.) elaborou uma teoria a que chamou da “harmonia dos alimentos”
em que ele relacionou os cinco sabores:
doce, azedo, amargo, picante e salgado ás necessidades
nutricionais dos cinco principais sistemas de órgãos do corpo (coração, fígado,
Baço/Pâncreas, Pulmões e Rins) e enfatiza o
seu papel na manutenção da boa saúde. Na realidade, muitas plantas utilizadas
na cozinha chinesa tais como alho-pôrro, gengibre fresco, alho, botões secos de
margaridas, cogumelos, têm propriedades de prevenção e alívio de várias
doenças.
Os alimentos, na
concepção da MTC, constituem um dos fatores mais importantes na
conservação e na manutenção da saúde, a filosofia chinesa, baseada nas leis do
Universo, da Natureza, das concepções da vida e da morte, da física, das
ciências puras e biológicas, levam-nos até um conhecimento maior.
A partir da
teoria da dualidade dinâmica do Yin e do Yang, do principio dos cinco movimentos, a Medicina Tradicional
Chinesa reflete a integração do ser humano no meio
ambiente e desta integração são os alimentos, tanto celestes
(ar-oxigénio) quanto terrestres (alimento), que
sofrem intensas alterações sazonais, topográficas, geográficas e climáticas.
Estas duas formas de energia, a celeste e a terrestre, inerentes ao alimento
quando ingerido, vão fazer parte do nosso corpo nutrindo, fortalecendo,
reparando, harmonizando as nossas funções energéticas e fisiológicas, ou mesmo
podendo trazer alterações do funcionamento dos tecidos.
A Medicina Tradicional
Chinesa concede uma importância relevante ao alimento na
constituição da forma física e do psíquico, a parte Yin á qual a energia Yang
vai fixar-se, para promover toda a nossa dinâmica da mente e do corpo.
Adequar a
alimentação e saber dos seus efeitos sobre o nosso corpo, é saber a maneira de
se intervir nos casos do vazio ou plenitude dos órgãos e das vísceras, através
desse conhecimento a MTC elaborou todo
um procedimento para repor os gastos energéticos e da matéria, proporcionar a
vitalidade e a longevidade celular, evitar os processos degenerativos, o
envelhecimento precoce e principalmente o aparecimento de doenças graves.
Segundo a MTC alimentar-se bem não significa, necessariamente,
comer do melhor, do mais caro, do importado, mas sim alimentar-se com os
produtos que contenham a energia necessária para o corpo em determinado
momento, energia essa que pode estar na vagem do feijão verde, no fígado da
vaca, na casca de um fruto, etc.
De acordo com os
dietistas chineses, a boa saúde depende
da ingestão
do Qi em grãos que nutre o Qi do estômago.
Comer e beber indiscriminadamente danificam o baço e o estômago e altera o
metabolismo predispondo a pessoa á doença. Por exemplo: o consumo de alimentos
gordurosos causa humidade-calor, lesão gástrica, azia e acúmulo de flegma no
peito, que por sua vez causa outras doenças tais como carbúnculo e abcessos.
Um excesso de
alimento picante estimula o acúmulo de calor no trato gastrointestinal,
causando perturbações estomacais e hemorróidas. O alimento excessivamente azedo
danifica o órgão que lhe é correspondente mas também o baço, assim como o
alimento excessivamente amargo, o fígado, e os alimentos excessivamente
salgados o coração.
O consumo
excessivo de bebidas alcoólicas danifica o Qi e o sangue, causa alcoolismo,
gangrena e doenças mental.
Segundo a dietética chinesa, os alimentos também possuem diferentes ações de
acordo com os seus sabores. Por exemplo: os alimentos de natureza fresca ou
fria incluem peras, laranjas, melancia, melão amargo, beringela, lentilhas
verdes, coalho de feijão e bambu.
Os alimentos de
natureza húmida são repolho, alho-porro, abóbora, gengibre fresco, vinagre e
pimentão. Os alimentos suavemente mornos são a carne de frango e bovino,
enquanto os alimentos quentes incluem vinho, carne de carneiro e de cão.
Incluídos nos alimentos doces estão o milho, batatas-doces, ervilhas, jujuba,
longana, trapa e feijão-verde. Os alimentos picantes são aipo, cebola e alho.
As azeitonas são consideradas como azedas e as algas marinhas, salgadas. Sendo
assim, para manter a saúde de uma pessoa, devem-se escolher os alimentos
apropriados baseado na condição física individual.
A Medicina Chinesa ao ter entendido a interacção dos alimentos com o
corpo e as influências que as energias celeste e terrestre exercem sobre ele,
elaborou os procedimentos para as pessoas usufruírem da melhor maneira o que a
natureza oferece sem prejuízos para estas, e de maneira a que a natureza possa
servir ao ser humano eternamente.
Caracteristicas dos elementos:
Zang e Fu
Fígado (Gan)
Segundo Hirsch,
o Fígado é responsável por um calmo fluir das substancias através do corpo, e
também pela regularidade das atividades corporais. Comanda o fluxo de Chi e
harmoniza as emoções. Quando você repousa ele armazena o sangue dentro dele, e
quando você acorda ele o faz circular novamente.
É considerado a
origem da coragem e da resolução, se o sistema estiver em bom estado de saúde
(MACIOCIA, Giovanni, 1996.).
As funções do Fígado (Gan) são:
• Armazenar o sangue;
• Assegurar o suave fluxo de Chi;
• Controla tendões;
• Manifesta-se nas unhas;
• Abre-se nos olhos;
• Abriga a Alma etérea;
Coração (Xin)
Segundo
Maciocia, o Coração é considerado o mais importante de todos os sistemas
internos, sendo algumas vezes descrito como soberano ou monarca dos sistemas
internos. “O Coração é como o Monarca e governa a mente.”
As funções do Coração (Xin) são:
• Governar o Sangue (Xue);
• Controlar os Vasos Sanguíneos (Xue Mai);
• Abrigar a mente;
• Abrir-se na língua;
• Controlar a sudorese;
Baço-Pâncreas (Pi)
Segundo Hirsch,
é o principal órgão da digestão, porque extrai da comida e dos fluidos a parte
que se destina a produzir o sangue e Chi. Isto lhe dá status de fonte de
Energia Pós-natal. Move a energia para cima, transportando o que transformou.
Segundo
Maciocia, “Uma vez que o Baço é um sistema central no processo digestivo, é
referido frequentemente como Celeiro oficial de onde os cinco sabores
derivam.”.
As Funções de Baço são:
• Governar a transformação e o transporte;
• Controlar o sangue;
• Controlar os músculos e os quatro
membros;
• Abrir-se na boca e manifestar-se nos
lábios;
• Controla a ascendência do Chi;
• Abriga o Pensamento;
Pulmão (Fei)
Segundo
Maciocia, O Pulmão (Fei) governa o Chi e a respiração, sendo particularmente
encarregado de inalar o ar. Por esta razão e por causa de sua influencia sobre
a pele, é o sistema intermediário entre o organismo e o meio ambiente.
Controla os
vasos sanguíneos (Xue Mai) onde o Chi do pulmão auxilia o coração no controle
da circulação sanguínea. Diz-se que controla a “Passagem das águas”. Isto
significa que o pulmão tem um papel vital no movimento dos Fluidos Corpóreos
(Jin Ye) (MACIOCIA, Giovanni, 1996.).
As funções de Pulmão são:
* Governa o Chi
e a respiração;
* Controla os
meridianos e os vasos sanguíneos (Xue Mai);
* Controla a
dispersão e a descendência;
* Regula a
passagem das Águas;
* Controla a
pele e os pelos corpóreos;
* Abre-se no
nariz;
* Abriga a alma
corpórea;
Rim (Shen)
O Rim é
frequentemente referido como a “Raiz da Vida” ou “Raiz do Chi Pré-celestial”.
Isto ocorre porque ele armazena a essência (Jing) que é parcialmente derivada
dos pais, estabelecida na concepção (MACIOCIA, Giovanni, 1996.).
O aspecto mais
importante dos rins é o fato de que eles armazenam Jing, a essência, a energia
ancestral, “a substancia mais diretamente associada à vida em si; é a fonte de
vida e do desenvolvimento individual.”, diz Ted Kaptchuk, e mais adiante afirma
que Jing é o potencial de diferenciação em yin e yang. Como todos os órgãos
precisam de Jing, a harmonia dos rins é essencial ao bom funcionamento do corpo
e por isso a tradição os define como raiz da vida, mansão do fogo e da água,
residência do yin e do yang, canal da morte e da vida (HIRSCH, Sonia, s.d.).
As funções do Rim (Shen) são:
- Armazenar a
Essência (Jing) e governar o nascimento, crescimento, reprodução e
desenvolvimento;
- Produzir a
medula, abastecer o cérebro e controlar os ossos;
- Governar a
água;
- Controlar a
recepção do Chi;
- Abre-se nos
ouvidos;
- Manifesta-se
no cabelo;
- Controla os
dois orifícios inferiores;
- Abriga a força
de vontade;
Pericardio (Xin Bao)
Pericárdio é o
envoltório energético do Coração e é considerado um zang, sendo de importância
relativa tanto na teoria como na prática. Tradicionalmente é considerado o
escudo protetor externo do Coração, protegendo-o contra a invasão de agentes
patogênicos (ROSS, J., 1994).
FU
Como se torna
muito difícil separar as funções e desarmonias dos Fu (vísceras) de seus órgãos
acoplados (...) (ROSS, J., 1994) irei apenas cita-los:
Vesicula biliar
(dan);
Intestino
delgado;
Estômago;
Intestino
grosso;
Bexiga;
Triplo
aquecedor;
Energia dos
alimentos:
Chi e Jing
ENERGIA
CHI
A palavra
chinesa Chi pode ser relacionada com a nossa idéia moderna de energia. O Chi só
pode ser traduzido de forma aproximada. Representa a força criadora, a força
vital, que existe como centelha carregada de energia.
A palavra Chi
pode ser traduzida em duas partes:
Vapor: Demonstra
que o Chi é algo leve e não material.
Arroz: Usado na
nutrição.
Logo Chi é a
mistura do imaterial (vapor) com o nutriente (arroz) que nos remete a idéia de
que Chi é leve, portanto circula e pode nutrir um corpo. Remete a uma idéia de
que para obter o Chi há a necessidade de nutrientes e da respiração também.
Segundo Maciocia, isso indica claramente que o Chi pode ser tão
rarefeito e imaterial quanto o vapor e tão denso e material como o arroz. Além
disso, indica que o Chi é uma substancia sutil (fluxo, vapor) derivada de uma
substancia material comum (arroz) assim como o vapor é produzido pelo arroz
cozido.
JING
Jing
é traduzido como essência. O caractere chinês da uma idéia de
alguma coisa derivada de um processo de refinamento ou destilação. Isto é, e
uma essência destilada, refinada, extraída de alguma base mais dura. Este
processo de extração de uma Essência (Jing) refinada a partir de uma substancia
mais dura e volumosa implica que a Essência (Jing) é uma substancia muito
preciosa para ser cuidada e guardada.
O termo Jing é aplicado a três termos distintos em vários livros,
podendo ser:
- Essência (Jing) Pré celestial.
A concepção é uma harmonia das energias sexuais do homem e da mulher
para formar aquilo que os antigos chineses chamavam de “Essência Jing Pré Celestial” do ser humano recentemente concebido.
Esta Essência nutre o embrião e o feto durante a gravidez, sendo dependente da
nutrição derivada do rim (shen) da mãe. A essência Jing Pré celestial é o único
tipo de essência presente no feto, uma vez que este não apresenta atividade
fisiológica independente. Esta essência é o que determina a constituição básica
de cada pessoa, força e vitalidade. É o que faz cada ser único (MACIOCIA,
Giovanni, 1996.).
- Essência (Jing) Pré celestial.
Esta essência é refinada e extraída dos alimentos e dos fluidos pelo
Estomago e Baço após o nascimento. Após o nascimento, o recém-nascido começa a
se alimentar, beber e respirar, seu Pulmão, Estomago e Baço começam a funcionar
para produzir Chi a partir dos alimentos, dos líquidos e do ar (MACIOCIA,
Giovanni, 1996.).
Essência (Jing) ou essência do rim.
A essência Jing do Rim é mais um tipo específico de energia que
desempenha um papel muito importante na fisiologia humana. Deriva tanto da
Essência Pré celestial como da Essência Pós Celestial. Assim como a Essência
Jing Pré Celestial, é uma energia hereditária que determina a constituição do
indivíduo. Diferente da Essência Jing Pré Celestial, a Essência Jing do Rim
apresenta uma interação com a Essência Jing Pós Celestial e é reabastecida por
ela. A Essência Jing dos Rins, portanto compartilha de ambas Essências Pré
Celestial e Pós Celestial (MACIOCIA, Giovanni, 1996.).
ALIMENTAÇÃO E MTC
1 - Processo de
digestão dos alimentos
2 - Terapia
dietética em medicina tradicional chinesa
3 - Classificação
dos alimentos
3.a – cinco sabores dos alimentos
3.b – cinco energias dos alimentos
3.c – movimentos dos alimentos
3.d – ações organicas dos alimentos (ou propensão
por canal de energia)
3.e – ações comuns dos alimentos
4 - Aplicação
dos alimentos
4.a – combinações dos alimentos
4.b – dieta equilibrada
4.c – uso apropriado da alimentação
4.d – preparo do alimento
4.e – proibições de dieta
ALIMENTAÇÃO E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Visto que a
alimentação é base para qualquer tratamento, já que desta advém a formação de
energia pós celestial que mantém a vida e propicia a possibilidade de cura
energética, e uma vez que é necessário haver Chi para movimentá-lo e recobrar a
saúde, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre a alimentação, formação de
Chi e os alimentos em si, para uma aplicação eficaz que permite diminuir o
período em que a alteração energética se faz presente, bem como, auxiliar nos
demais tratamentos da MTC.
A dietética
energética representa base fundamental de qualquer tratamento, já que o
alimento vem da natureza, e é fonte de energia. Seus conhecimentos foram
resgatados de textos milenares (...) visto que na Revolução Comunista esta
prática foi deixada para traz, quando o governo chinês, sob o argumento de que
técnicas culinárias eram um luxo diante da fome que imperava no país, aboliu
essa e outras tradições e perseguiu cozinheiros. Com isso os conselhos
dietéticos foram deixados de lado (PINHEIRO, Ana, 2005).
A terapia
dietética em MTC trata as propriedades dos alimentos, seus efeitos na saúde e o
uso terapêutico dos alimentos na preservação da saúde, prevenção e tratamento
de doenças (PERINI, M., 2003).
Para a MTC todos
os alimentos são permitidos já que todos têm energia vital. A escolha deve
levar em conta o clima e estação do ano, idade, sexo, o perfil energético e
emocional de cada um. É importante não abusar ou excluir qualquer alimento. A
alimentação deve ser variada, colorida, fresca, e natural. Não é bom ter
monotonia, regras rígidas e abusos frequentes. O alimento deve ser fonte de
prazer, mas vale refletis sobre este aspecto, já que é comum valorizar apenas o
paladar e muitas vezes pagamos um preço alto com desconfortos como enxaqueca,
azia, má digestão (PINHEIRO, Ana, 2005).
PROCESSO DE DIGESTÃO DOS ALIMENTOS
Ana Beatriz
Vieira Pinheiro em seu livro Comer Com Sabedoria – O Alimento Segundo Medicina
Tradicional Chinesa, ed. Nova Era descreve o processo digestivo:
“Tudo começa no
primeiro contato com o alimento, quando olhamos, cheiramos e recebemos
estímulos que podem aguçar nosso apetite ou causar repulsa, o que vai
repercutir em mecanismos como salivação, que é um líquido precioso, contendo a
energia yin e yang do corpo. A saliva está relacionada ao baço, ao pâncreas e
ao rim e é indispensável para estimular o tubo digestivo. Com a chegada do
alimento a boca, a mastigação estimula pontos energéticos do estômago,
localizados na face, e da vesícula biliar, localizados na têmpora. Daí a
importância da mastigação, pois esta etapa quebra os alimentos em frações cada
vez menores e inicia o processo de fusão da energia do alimento com a energia
do nosso corpo. A energia yin e yang da saliva se misturam ao alimento
neutralizando energias adversas não compatíveis com o corpo. Mastigar bem é
fundamental para o aproveitamento pleno do alimento e também para evitar os
possíveis malefícios dos mesmos. Se engolirmos alimentos de qualquer jeito, o
estômago terá que dar conta de uma função que não é sua, e nesse caso o
processo digestivo já começa de forma incorreta. A MTC fala que devemos “beber
o sólido e mastigar o líquido”, o que significa que devemos mastigar o sólido
até que fique fácil de deglutir como se fosse líquido, e beber o líquido com
calma, gole a gole, como se fosse sólido.
No estômago a
etapa é de transformação e transporte de alimento em conjunto com o baço
pâncreas. Eles são considerados inseparáveis energeticamente. O estômago
precisa estar aquecido como se fosse um “caldeirão” para executar sua tarefa e
esse aquecimento é feito com a ajuda do yang dos rins. Em função disso podemos
concluir que o liquido frio não será bem-vindo às refeições, principalmente
almoço e jantar, que representam um volume maior e exigem, assim grandes
demanda energética no processo digestivo. O líquido vai esfriar o “caldeirão”
levando o organismo a mobilizar mais energia yang para manter o aquecimento
necessário. Por isso, com intuito de favorecer, os orientais utilizam durante a
refeição o chá em temperatura aquecida, e também escolhem para compor este chá
uma erva com poder digestivo.
Saindo do
estômago o alimento chega ao intestino delgado, que completa o processo e
separa a parte “pura e impura” do alimento. A “parte pura” é enviada pelo
baço/pâncreas ao pulmão, onde se une ao Chi do Ar (energia celeste que vem da
respiração) para formar um tipo de energia adquirida chamada de Energia
Nutridora (Yong Chi). A “parte impura” é a fração material que seguirá para o
intestino grosso. Lá vai ocorrer uma nova separação, ou seja, o intestino
grosso vai fazer uma nova seleção retirando o que pode ainda ser aproveitado. A
“parte impura” é separada então em fração límpida e fração túrbida. A fração
límpida é absorvida com auxilio do Chi do pulmão, e pode seguir dois caminhos:
unir-se a energia ancestral nos rins para formar nossa energia de defesa (Wei
Chi), ou formar líquidos orgânicos. A fração túrbida que representa o que não
pode ser aproveitado será eliminada em forma de fezes e urina, representando o
retorno à natureza do que ela nos fornece.
Outros órgãos e
vísceras envolvidos no processo digestivo são: o fígado, que governa o
movimento de subida e descida do Chi, e armazena o sangue e líquidos; a
vesícula biliar que libera o excesso fisiológico do Chi do fígado (o que
chamaremos de Bile) (...)”.
TERAPIA DIETÉTICA EM MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
# Interromper o
sangramento: Goiaba;
# Acalmar o
espírito: Flor-de-lis;
# Controlar a
acidez: Casca de ovo de galinha;
# Controlar a
transpiração: Pêssego;
# Controlar a
urinação: Framboesa;
# Controlar a
ejaculação seminal: Concha de Ostra;
# Agir contra os
efeitos tóxicos: Banana;
# Dispersar a
coagulação sanguínea: Açúcar mascavo;
# Dispersar o
frio: Gengibre fresco;
# Eliminar o
catarro: Rabanete;
# Facilitar a
erupção do sarampo: Coentro;
# Melhorar o
apetite: Pimenta verde;
# Induzir
movimentos intestinais: Óleo de gergelim;
# Induzir a
transpiração: Manjerona;
# Lubrificar a
secura: Coalhada de feijão;
# Lubrificar os
intestinos: Melancia;
# Lubrificar os
pulmões: Clara de ovo de galinha;
# Produzir
líquidos: Cogumelo branco;
# Promover a
circulação sanguínea: Vinho;
# Promover a
digestão: Ginsém;
# Promover a
circulação energética: Casca de tangerina seca;
# Promover a
secreção de leite: Alface;
# Promover a
urinação: Cevada;
# Saciar a sede:
Pepino;
# Reduzir a
febre: Fruta estrelar (carambola);
# Aliviar a
asma: Semente de damasco;
# Aliviar a
tosse: Mexerica;
# Aliviar a
diarréia: Semente de girassol;
# Aliviar
sensação de calor no corpo: Caranguejo;
# Aliviar a dor:
Mel;
# Aguçar a
visão: Siba;
# Suavizar a
tensão: Alga marinha;
# Tonificar a
deficiência sanguínea: Carne de Boi;
# Tonificar a
deficiência energética: Alcaçuz;
# Tonificar o
coração: Trigo;
# Tonificar os
rins: Semente de Gergelim Preta;
# Tonificar o
fígado: Fígado;
# Tonificar o
Pulmão: Leite de vaca;
# Tonificar o
baço: Batata;
# Tonificar o
estômago: Alecrim;
# Aliviar a
embriaguez: Morango;
# Aquecer órgãos
internos: Pimenta do reino.
A terapia
dietética não somente preserva e melhora a saúde, previne e trata doenças, mas
também é uma fonte de prazer sensível aos órgãos sensoriais e à mente. A
terapia dietética é muito diferente, neste aspecto, do que Medicina Herbais,
que normalmente têm um gosto desagradável. É claro que a Terapia Dietética e a
Medicina Herbal têm vantagens e desvantagens, mas ambas são indispensáveis na
prevenção e no tratamento de doenças (PERINI, M., 2003).
Existem duas
diferenças básicas entre as dietas chinesa e ocidental. Em primeiro lugar a
dieta ocidental enfoca quase exclusivamente a dieta para perda de peso. A dieta
chinesa é designada não apenas para ajudar você a perder peso, mas também para
tratar muitas outras enfermidades, incluindo hipertensão, diabetes, resfriado
comum, gastrite, diarréia, constipação, tosse, hepatite, psoríase, acne comum,
eczema e assim por diante (LU, H.C. 1997).
A segunda
diferença entre as dietas chinesa e ocidental: na ocidental são considerados
pela sua proteína, caloria, carboidrato, vitaminas, e outros conteúdos
nutritivos, mas na dieta chinesa os alimentos são considerados pelos seus sabores,
energias, movimentos e ações orgânicas comuns. Funciona assim: se sinto frio no
meu corpo e membros, naturalmente gosto de comer algo que me aquecerá; se sinto
calor, algo para me refrescar. Se tenho um estômago fraco, naturalmente prefiro
comer algo que fará meu estômago ficar mais forte; se sinto que meus rins estão
enfraquecendo, algo que fará meus rins mais fortes (LU, H.C. 1997).
Quando se fala
em dietoterapia estamos lidando com o Chi do alimento e isso envolve a forma
como a comida e a bebida são produzidas (PERINI, M., 2003).
Mauro Perini
destaca ainda em seu livro Terapia Dietética Chinesa:
“Se um legume –
como a cenoura – for produzido por métodos de agricultura intensivos que
utilizam substâncias químicas para forçar crescimento rápido e proteger contra
pestes, ao vermos este legume podemos achá-lo perfeito. Seu Chi, porém,
certamente está adulterado. Portanto é importante que a comida tenha o sabor
certo e que também seja atraente.
Comidas que são
altamente processadas precisam de aromatizante artificial para compensar a
perda de saber durante o processamento. O produto final pode ser tão forte em
sabor que gradualmente nós perdemos nossa habilidade natural de apreciar
diferenças sutis em sabor no julgamento da qualidade das comidas. A maioria das
pessoas modernas nunca desfrutam do sabor completamente diferente de uma
cenoura crescida em solo bom e a seu tempo.
Animais são
confinados e alimentados com rações preparadas com hormônios e anabolizantes
para acelerar o crescimento e a engorda, visando aumentar os lucros: quem já
comeu uma galinha caipira percebe nitidamente a diferença, comparando-a com uma
criada sob este processo intensivo. Uma galinha para ficar adulta naturalmente
leva em torno de oito meses; num processo intensivo, entretanto, ela está
pronta para o abate em quarenta dias. E certamente é uma galinha doente.
Alimentos
congelados, irradiados, ou pré-cozidos são normalmente guardados em embalagens
plásticas hermeticamente fechadas. Tais processos de preparação, conservação e
armazenamento afetam as defesas naturais dos alimentos que tentem a estragar-se
rapidamente quando são abertas suas embalagens. Isso indica uma deficiência no
Chi contido no alimento. Outra desvantagem do alimento armazenado desta forma é
que se pode comê-lo em qualquer época do ano e ele pode ser impróprio para
aquela estação. Do ponto de vista energético, deveríamos comer os alimentos da
época.
Outro problema
importante são os horários de alimentação. Somos levados a pensar, por
imposição cultural, que a melhor refeição deve ser a da manhã. Porém, se
observarmos as crianças que são isentas destas imposições, vemos que elas não
querem comer pela manhã, nós é que impomos a elas esta condição e, em alguns
casos, até as obrigamos a comer assim que acordam. “Se respeitarmos a circulação energética, a melhor
refeição deve ser o almoço: deve-se comer pouco de manha e a noite.”
CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
Os aspectos
essenciais da dieta chinesa são: os cinco sabores dos alimentos, as cinco
energias dos alimentos, os movimentos dos alimentos e ações orgânicas e comuns
dos alimentos (LU, H.C. 1997).
CINCO SABORES DOS ALIMENTOS
Os cinco sabores
dos alimentos incluem pungente (picante), doce, azedo, amargo e salgado. É
comum um alimento ter mais de um sabor.
Os sabores dos
alimentos são importantes na dieta chinesa, porque sabores diferentes possuem
seus respectivos efeitos importantes sobre os órgãos internos. Os alimentos que
possuem um sabor pungente podem agir nos pulmões e no intestino grosso; os alimentos
com um sabor doce no estômago e no baço; com um sabor azedo agem no fígado e
vesícula-biliar; com um sabor amargo agem no coração e intestino delgado; com
um sabor salgado agem nos rins e bexiga (LU, H.C. 1997).
Vamos tomar o
sabor doce como exemplo, que age no estômago e baço. É um conhecimento comum
entre os dietistas chineses e ocidentais, que comer alimentos doces aumentará o
peso, mas os dietistas chineses e ocidentais dão diferentes explicações. De
acordo com os dietistas ocidentais comer alimentos doces aumentará o peso
porque contem grande número de calorias; de acordo com os dietistas orientais,
comer alimentos doces aumentará o peso porque estes podem agir no estômago e no
baço, os quais estão encarregados de funções digestivas. Em outras palavras, na
dieta chinesa, os alimentos doces são considerados capazes de melhorar as
funções digestivas, esse é o porquê de serem bons para pessoas com um sistema
digestivo fraco (LU, H.C. 1997).
Segundo Henry C.
Lu, em geral, as ações comuns dos alimentos com referencia em seus sabores são
como segue:
·
Os alimentos
pungentes (picantes) podem induzir a transpiração e promover a circulação
energética.
·
Os alimentos
doces podem retardar os sintomas agudos e neutralizar os efeitos tóxicos dos
outros alimentos.
·
Os alimentos
azedos podem obstruir os movimentos e são úteis, portanto em diarréia
controlada e transpiração excessiva.
·
Os alimentos
amargos podem reduzir o calor do organismo, secar os líquidos do organismo e
induzir a diarréia.
·
Os alimentos
salgados podem suavizar a dureza, o que explica sua utilidade na tuberculose de
nódulos linfáticos ou sintomas de endurecimento de músculos e glândulas.
CINCO ENERGIAS DOS ALIMENTOS
As energias dos
alimentos referem-se às suas capacidades de gerar sensações – ou de calor, ou
de frio - no organismo humano. Como um exemplo, comer alimentos com uma energia
quente nos fará experimentar sensações de calor no organismo, e alimentos com
uma energia fria, sensações de frio. Na vida diária cada um de nós sabe que consumindo
gelo nos faz sentir frio e bebendo água quente nos faz sentir quentes. Isto
ocorre porque o gelo possui uma energia fria e a água quente, uma energia
quente. Mas o gelo e a água quente possuem efeitos temporários. Para produzir
efeitos mais prolongados as ervas são mais efetivas que os alimentos, e estes
são mais efetivos do que o gelo ou a água quente (LU, H.C. 1997).
As cinco
energias dos alimentos são frio, quente, morno, fresco e neutro. Mas os
adjetivos frio, quente, morno, fresco e neutro não se referem ao estado
presente dos alimentos. Por exemplo, o chá possui uma energia fria, ainda que
você possa bebê-lo quente, você está de fato bebendo uma bebida fria. (...).Um
outro exemplo, a pimenta-malagueta possui uma energia quente. Mesmo que voe possa
comer pimenta-malagueta fria do congelador você ainda consome um alimento
quente. Em poucas palavras, depois que ela entra no organismo, sua frieza
temporária é perdida e seu organismo começa a sentir calor (LU, H.C. 1997).
MOVIMENTOS DOS ALIMENTOS
Segundo Henry C.
Lu em seu livro Sistema Chinês de Curas Alimentares, “(...) os alimentos
possuem uma tendência de mudar em diferentes direções no organismo. Alguns
alimentos movem-se para fora, outros para dentro; alguns alimentos possuem
tendência a moverem-se para cima; outros para baixo. Para ver como isso
funciona pense no corpo humano como dividido em quatro regiões: interior
(região interna); exterior (pele e superfície corpórea), superior (acima da
cintura); inferior (abaixo da cintura).
Mover-se para
fora significa mover-se de dentro para fora; deste modo os alimentos com
movimentos para fora podem induzir a transpiração e reduzir a febre.
Mover-se para
dentro significa mover-se de fora para dentro; deste modo os alimentos com
movimentos internos podem facilitar os movimentos intestinais e a inchação
abdominal.
Mover-se para
cima significa mover-se da região inferior para a região superior; deste modo
os alimentos com movimento superiores podem aliviar, a diarréia, prolapso de
anus, prolapso de útero e prostração de estomago.
Mover-se para
baixo significa mover-se da região superior para a região inferior; deste modo
alimentos com movimento inferiores podem aliviar o vômito, soluço e asma.
Duas
características adicionais dos alimentos estão associadas com os movimentos,
isto é, acetinado (corrediço) e obstrutivo. Alimentos acetinados como o mel e
espinafre facilitam o movimento e são bons para constipação e secura interna. “Os alimentos obstrutivos, tais como goiaba,
azeitona retardam os movimentos e são bons para diarréia, e emissão seminal.”
AÇÕES ORGANICAS DOS ALIMENTOS (OU PROPENSÃO POR
CANAL DE ENERGIA)
As propriedades
de um alimento também são exprimidas na sua propensão pelo canal de energia, o
que significa que um alimento tem um efeito claro num canal particular ou
canais particulares, mas tem pouco ou nenhum efeito nos outros canais. A
propensão pelo canal de energia é derivada dos efeitos de um alimento no corpo
humano, considerando em combinação com as características fisiológicas e
patológicas dos órgãos internos e seus canais. Por exemplo: Gengibre e casca de
cássia são capazes de promover o apetite; nabos e melancias podem promover a
produção de fluidos corporais. Como estomago é responsável pela ingestão, gosta
de umidade e não gosta de aridez. E condições com perda de apetite,
desidratação e sede são categorizadas como sintomas de estômago. Os quatro
alimentos acima podem ser classificados por terem uma propensão para o canal de
estômago (PERINI, M., 2003).
AÇÕES COMUNS DOS ALIMENTOS
As ações comuns
dos alimentos referem-se às ações gerais dos alimentos sem referirem-se a algum
órgão interno específico. Do amplo número de ações apenas 100 são usadas
comumente na dieta chinesa, citamos as mais usadas abaixo e um alimento correspondente:
|
Sabor
|
Energia
|
Movimento
|
Ação
orgânica
|
Ação
comum
|
|||||||||||
Alimento
|
P
I
C
A
N
T
E
|
D
O
C
E
|
A
Z
E
D
O
|
A
M
A
R
G
O
|
S
A
L
G
A
D
O
|
F
R
I
O
|
Q
U
E
N
T
E
|
M
O
R
N
O
|
F
R
E
S
C
O
|
N
E
U
T
R
O
|
C
I
M
A
|
B
A
I
X
O
|
D
E
N
T
R
O
|
F
O
R
A
|
|
|
ABÓBORA
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
BP / E
|
DISSOLVER
MUCO
|
ALHO
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
BP/E/P
|
AJUDA
DIGESTÃO
|
BATATA
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
|
BP/E
|
ALIVIA
ESPASMO
|
BATATA DOCE
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
|
BP/E/IG
|
PRODUZ
JIN
YE
|
BERINGELA
|
|
X
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
E/IG
|
LIMPA
CALOR
|
BROTO
DE
BAMBU
|
|
X
|
X
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
P/E/IG
|
ALIVIA
A
SEDE
|
CEBOLA
|
X
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
P/E/IG
|
PROMOVE
MOV. INTESTINO
|
CENOURA
|
|
X
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
X
|
|
|
BP/F/P
|
LIMPA
CALOR
|
ESPINAFRE
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
X
|
|
|
IG/E/F
|
UMEDECE
SECURA
|
NABO
|
|
X
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
E/P
|
LIMPA
CALOR
|
PEPINO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
X
|
|
|
E/B
|
ALIVIA
EDEMA
|
PIMENTA
MALAGUETA
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
BP/E/C
|
SECA
UMIDADE
|
REPOLHO
|
|
X
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
P/E/B
|
AJUDA
URINAÇÃO
|
ALGA
MARINHA
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
F/E/R
|
ALIVIA
MASSAS DURAS
|
COGUMELO
|
|
X
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
|
BP/E/P
|
REABASTECE
CHI
|
ABACAXI
|
|
X
|
X
|
|
|
X
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
E/B
|
INDUZ
URINAÇÃO
|
AMEIXA
|
|
X
|
X
|
|
|
X
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
F/E
|
LIMPA
CALOR DE FIGADO
|
BANANA
|
|
X
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
IG/E
|
NUTRE
YIN
|
CAQUI
|
|
X
|
X
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
|
P/E/IG
|
ADSTRINGENTE
DE INTESTINO
|
CEREJA
|
|
X
|
X
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
BP/F
|
NUTRE
FIGADO E RIM
|
FIGO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
|
BP/P/IG
|
UMEDECE
INTESTINO
|
LARANJA
|
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
E/B
|
PRODUZ
JIN YE
|
LIMÃO
|
|
|
X
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
|
E/F/P
|
ALIVIA
CALOR DE VERÃO
|
MELANCIA
|
|
X
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
E/C/B
|
ALIVIA
A SEDE
|
PÊRA
|
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
P/E
|
LIMPA
CALOR
|
TANGERINA
|
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
E/IG
|
REGULARIZA
O ESTOMAGO
|
TOMATE
|
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
E/F
|
NUTRE
YIN
|
UVA
|
|
X
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
|
R/F/E
|
REABASTECE
CHI E SANGUE
|
AMENDOIM
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
|
BP/P
|
DISSOLVE
MUCO
|
ARROZ
POLIDO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
BP/E
|
HARMONIZA
ESTÔMAGO
|
ERVILHA
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
BP/E
|
FORTALECE
BP
|
FEIJÃO
PRETO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
E/R
|
TONIFICA
YANG DE RIM
|
MILHO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
E/B
|
REGULARIZA
AQUECEDOR MEDIO
|
TRIGO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
X
|
|
|
C/BP/R
|
NUTRE
CORAÇÃO
|
COELHO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
BP/E
|
ENRIQUECE
CHI
|
FRANGO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
BP/E
|
TONIFICA
CHI E JING
|
PORCO
|
|
X
|
|
|
X
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
|
P/BP/F
|
ENRIQUECE
SANGUE
|
VACA
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
X
|
|
|
|
BP/E
|
ENRIQUECE
FIGADO E SANGUE
|
CAMARÃO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
F/R
|
PROMOVE
PRODUÇÃO DE LEITE
|
SARDINHA
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
F/R
|
EXPELE
PARASITA
|
AÇUCAR
BRANCO
|
|
X
|
|
|
|
|
|
|
|
X
|
X
|
|
|
|
P/BP/E
|
ALIVIA
ESPASMOS
|
CANELA
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
|
X
|
BP/E/F
|
DESBLOQUEIA
CANAIS E COALTERAIS
|
GENGIBRE
|
X
|
|
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
X
|
|
X
|
BP/P/E
|
PÁRA
VOMITOS
|
SAL
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
X
|
|
|
|
|
BP/R
|
FORTALECE
RIM
|
Tabela: Alguns
alimentos e sua classificação. Adaptado de PERINI, M., 2003.
APLICAÇÃO DOS ALIMENTOS
A importância da
alimentação na conservação de saúde foi apontada tão cedo quanto registra a
obra Clássico Interno de Huangdi, que também recomenda que você deve comer uma
variedade completa e balanceada de alimentos e que é importante usar alimentos
corretamente no tratamento de doença. Para ilustrar esses princípios podemos considerar
cinco aspectos – a combinação de alimentos, dieta equilibrada, correta
aplicação de alimento, preparo de alimento e regras gerais para evitar certos
alimentos em doenças diferentes (PERINI, M., 2003).
COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS
Alimentos são
geralmente consumidos sem nenhum pensamento sobre suas ações combinadas. Porém
para aumentar o efeito terapêutico, sabor e valor nutritivo, alimentos
diferentes podem ser usados juntos. Com a combinação de alimentos entre si ou
com medicamentos herbais, as propriedades dos alimentos podem ser modificadas.
Os efeitos diferentes, produzidos pelas combinações são semelhantes à
compatibilidade das ervas que podem ser classificadas como fortalecimento
mútuo, assistência mutua, incompatibilidade, desintoxicação mútua e antagonismo
(PERINI, M., 2003).
Fortalecimento e
assistência mutua: Significa que alimentos cuja natureza e efeito são
basicamente o mesmo ou semelhante em um aspecto, podem, a um certo ponto,
aumentar um ao outro seu efeito terapêutico ou sabor (PERINI, M., 2003).
Incompatibilidade
e desintoxicação mutua: Isso significa que, quando dois alimentos são usados
juntos, a toxicidade ou efeito secundário de um alimento pode ser parcialmente
removido pelo outro. Nesta interação o primeiro é considerado incompatível com
o ultimo, enquanto o ultimo é considerado como um desintoxicante para o
primeiro (PERINI, M., 2003).
Inibição mutua:
Quando dois alimentos são usados juntos, seus efeitos originais são diminuídos
ou mesmo perdidos pela interação. Alimentos que têm tal incompatibilidade
normalmente têm naturezas contraditórias (PERINI, M., 2003).
Antagonismo:
Quando dois alimentos são usados juntos, reações tóxicas ou óbvios efeitos
secundários podem ser produzidos (...) tal antagonismo é raramente observado
(PERINI, M., 2003).
Inibição mútua e
antagonismos podem reduzir os efeitos de alimentos ou produzir efeitos
secundários tóxicos que não são benéficos à terapia dietética e por isso devem
ser evitados.
DIETA EQUILIBRADA
Equilíbrio na
dieta: Uma dieta equilibrada significa que os tipos de alimentos que consumimos
e os nutrientes destes alimentos devem ser compreendidos e adequados em
quantidade e proporção, assim que os nutrientes fornecidos pela dieta
satisfaçam as necessidades do corpo.
Desequilíbrio na
dieta: Os cinco sabores e os cinco órgãos internos do corpo têm certas
afinidades. A ingestão de um alimento por muito tempo pode prejudicar certos
órgãos internos e resultar em doença (PERINI, M., 2003).
(...) ingestão
excessiva de alimentos azedos faz o Chi do fígado ser exuberante, o que tende a
prejudicar o Chi do Baço; ingestão excessiva de salinidade leva a exaustão de
ossos maiores, contratura de músculos e depressão de Chi de Coração; ingestão
excessiva de alimentos doces causa abafamento no coração e asma, levando a
escuridão no rosto e desequilíbrio no Chi de Rim; ingestão excessiva de
alimentos amargos leva a deficiência de Chi de Baço e exuberância de Chi de
Estômago; ingestão excessiva de gosto pungente leva a flacidez de tendões e
músculos e desânimo (PERINI, M., 2003).
USO APROPRIADO DA ALIMENTAÇAO
Na culinária
diária e na terapia dietética, o uso apropriado de alimentos consiste
principalmente de uma escolha racional de alimentos, cozimento racional e
processo de alimentos e o preparo apropriado dos alimentos. A escolha racional
de alimentos é o mais importante desses fatores. Se for escolhida uma seleção
equilibrada de alimentos, isso levará a saúde. O cozimento racional e o
processamento de alimentos também são muito importantes. Irão reduzir a perda
de nutrientes e, ao mesmo tempo aumentar o sabor dos alimentos, e faze-los mais
fáceis de serrem digeridos. O preparo correto do alimento também se torna
importante para que substâncias não se percam ou mesmo não sejam utilizadas
pelo preparo incorreto (PERINI, M., 2003).
O PREPARO DO ALIMENTO
Os alimentos em
sua maioria devem ser cozidos ou preparados de uma maneira específica para
comer. Na terapia dietética, preparos comuns de alimentos devem ser seguidos a
risca, pois são conceitos diferentes dos que utilizamos no ocidente.
PROIBIÇÕES DE DIETA
Proibições
dietéticas incluem alimentos a serem evitados por pacientes com certas doenças
e para mulheres durante a gravidez e no pós-parto.
Proibições de
dieta durante doença: Alguns alimentos podem afetar o processo de cura de
doenças ou os efeitos de medicamentos sendo tomados e devem, portanto ser
evitados. Geralmente durante o curso de tratamento herbal, todos os alimentos
crus, frios, oleosos, viscosos e piscosos que são difíceis de serem digeridos devem
ser evitados.
Proibições de
dieta durante a gravidez e o pós-parto: Mulheres grávidas e mulheres após o
parto têm necessidades fisiológicas especiais como nutrir o bebê e amamentação
e, portanto, proibições dietéticas têm um significado especial. Durante o curso
da gravidez, o sangue dos órgãos internos, os meridianos e os colaterais, todos
levam o sangue para os vasos Chong Mai e Ren Mai, levando a deficiência de Yin
ao Sangue e o excesso de Yang Chi no resto do corpo. Portanto durante a
gravidez, vinhos, gengibre seco, casca de canela, pimenta, pimenta-malagueta
que são pungentes em gosto e Mornos, secos e fogosos em natureza devem ser
evitados para que não consumam ou prejudiquem fluidos yin e afetem o feto ou a
gravidez. Mulheres após o parto são susceptíveis a perda de sangue e fluidos,
estase de sangue e síndrome de deficiência. Elas também têm que produzir leite
para alimentar o bebê. Sua dieta deve ser adequada e distribuída uniformemente
ao longo do dia, enfatizando alimentos nutritivos, que são fáceis de serem
digeridos. Alimentos a serem evitados são aqueles de gosto pungente( que tendem
a prejudicar o yin), alimentos que são frios em natureza (como melões e comidas
cruas), azedos ou adstringentes em natureza.Como se diz em A Essência da Dieta:
“A mãe amamentando não deve alimentar o bebê quando ela está cheia demais; nem
quando ela está com fome; nem quando ela está fria demais ou quente demais, nem
ela deve ter uma alimentação fria ou fresca que causem doenças.”
CONCLUSÕES
A alimentação na
medicina tradicional chinesa desempenha um papel que vai alem da cura de alguma
desordem energética. Atua como verdadeira arma para evitar que desordens
energéticas se instalem (desde que bem utilizada).
A utilização dos
alimentos na dieta é feita pelas características de cada alimento. Alimentos
quentes tratam doenças frias, alimentos frios tratam doenças quentes, e assim
por diante. Os alimentos também são utilizados pelo movimento que provocam,
assim se quisermos expulsar energias devemos usar alimentos que movimentam para
fora, induzindo a transpiração. Alimentos com movimentos para cima podem
diminuir a diarréia. Movimentação para baixo aliviam vômito pois movem o Chi de
estômago que esta seguindo o caminho invertido(deveria descer), regularizando a
situação.
A utilização da
alimentação no tratamento energético continua sendo pouco utilizada pelo
desconhecimento geral de como aplicar, e mesmo por conta de pacientes que ainda
hoje não acreditam que alimentação poderá interferir no curso da doença.
Indicações
•Articulares
•Situações de trato gastro-intestinais
•Problemas ginecológicos
•Gripes
•Resfriados
•Inflamações
•Labirintite
•Dentre outras enfermidades
Contra-Indicações
•Alergia ao fitoterápico ou ao alimento ou
ainda, conflito entre os mesmos ou com
medicamentos que a pessoa tome que não condizem com o tratamento fitoterápíco
ou dietético dentro da visão oriental e mulheres grávidas.
Duração de um
tratamento: uma hora de anamnese.
Marcadores:
Medicina Chinesa
11 comentários:
Muito agradecido por tantas orientações!
Acredito muito na Medicina Chinesa. Estou fazendo acupuntura, massagem de shiatisu, tenho praticado yoga. Deixei as bebidas alcóolicas, e me alimento o mais natural possivel (sem refrigerantes) no almoço e no jantar: batata-doce, inhame, aipim, tapioca, banana comprida (cortei o pão c/ fermento). Tudo isto contra depressao e/ou problemas emocionais..
Bom dia, poderia me enviar este material por email, valdirene.avila@udesc.br
Otimo trabalho!
Desde já agradeço
-Q
oi gostaria de receber esse materia por e_mail
Silvanacaxias2005@hotmail.com
Excelente fonte de informação
Caraca show o apanhado. Gostaria de saber se alguém sabe de uma tabela com mais ingredientes, ou onde posso achar a informação para adicionar a estas. No mais amei o trabalho, obrigada.
Muito obrigado, trabalho excepcional , Deus abençoe
Gostaria de receber por email
Obrigado
Boa tarde, muito obrigada por tanta informação. Onde eu poderia encontrar sugestão de cardápio, para ter uma idéia melhor de montar um cardápio
Gostaria de receber esse trabalho maravilhoso por email: valeriamirandaigec@gmail.com
Grata
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